SAMPAFOBIA

.. Não tem explicação, aqui fala-se de tudo ..

24.1.07

Uma Lagosta em Minha Vida

Tem coisas que só acentecem em minha vida, tenho certeza! É um pouco longo, mas vale a pena. Comentei por cima com o Felipe sobre esse acontecimento e fiquei devendo a história real integral, por isso aí vai, preste atenção.
Certa vez, passei o fim de semana com meus pais na praia. Ok, apague esta informação, ela será necessária apenas para você tirar sua conclusão e me ajudar a entender o que ocorreu.
Na segunda-feira, fui trabalha normalmente e quando cheguei em casa, as 7 horas da noite, ouço um grito de minha irmã:
Irmã: Ahhhhhhhhhh! Socorro, tem um escorpião no quintal!
Corri para ver o bicho e minha irmã já estava com uma vassoura na mão, pronta para fazer purê do pobre bichinho.
Eu: Hey! Espera, espera aí, deixa eu ver esse bicho direito!
Irmã: Ah, vai dizer que algum dia já viu um escorpião na sua vida? Vou matar!
Olhei bem para o bicho assustado no chão.
Eu: Isso não é um escorpião, burra!
Irmã: Ah tá, então vou matar esse avestruz de qualquer jeito!
Eu: Sério, vai lá na cozinha e pega o livro de receitas da mãe chamado "Frutos do Mar"
Minha mãe que assistia tudo resolver intervir.
Mãe: Hey, eu já fiz a janta, além do mais eu nunca iria cozinhar um bicho que apareceu no quintal, ainda mais se vocês não sabem se é um escorpião ou um avestruz!
Eu: Hahaha, Xarope! Pela lá o livro menina!
Peguei o livro, abri no índice onde ensina a comprar frutos do mar e falei:
Eu: Jesus, tá vendo, é uma lagosta!
(silêncio)
Mãe: Você bebeu no serviço filho?
Irmã: Acreditaria mais se falasse mesmo que é um avestruz!
Eu: Gente, eu não sou louco, não é escorpião, não tem ferrão no rabo, nem rabo esse bicho tem, olha na fota, é um lagostin! É parente da Lagosta. Olha aqui no livro!
Mãe: Eu não acredito!
Irmã: O que uma lagosta estaria fazendo no quintal? Ela achou que o piso fosse parente dela e veio pra cá? (o piso do quintal era de lajota da cor da lagosta).
Eu: Gente, eu não sei, não faço idéia....
Mãe: E se ela veio no carro?
Eu: Claro, oi quando eu dei uns mergulhos com o carro no mar! Acorda mãe!
Bom, decidi criar o bicho. Vasculhei na internet e descobri algumas coisas sobre ele: é de água doce, bem mais barato do que a lagosta, muda de cor de acordo com o meio em que vide (essa devia morar no meu quintal então, a cor era mesmo parecida) e cada um escreve de um jeito: lagostim ou lagostin. Liguei para meus amigos e na mesma noite alguns passaram em casa pra ver o bicho.
Amigo: Era o que faltava, uma lagosta! Sua irmã já criou um ramster suicida, o scrat mora no pinheiro do seu jardim e agora tem uma lagosta! O que você vai fazer?
Eu: Vou criar, claro! Pena que não posso fazer carinho nela hehehehe. Vai chamar Gigi L`Agostinho!
Amigo: Meu, sua casa é demais! hahaha
E assim criei o Gigi por umas duas semanas, enquanto foi a maior atração da rua e da família. Meu amigo descobriu que é uma lagosta de água doce por isso poderia ser de algum lago ou rio da região.
Eu: Claro, e veio andando darepresa até aqui! Nada como uma caminhada de 20 km né?
Enfim, a lagosta morreu umas duas semanas depois mas eu penso nela até hoje!
Dizem que quando morremos e chegamos no céu temos o direito a fazer uma pergunta pra Deus. A minha seria: "De onde surgiu aquela lagosta?".
-
Fui pesquisar depois na Internet:
O lagostim vermelho (Procambarus clarkii) é proveniente do Estado da Louisiana, EUA, e foi adaptado em ecossistemas brasileiros. Apesar do seu nome vulgar, esse crustáceo de água doce muda sua coloração dependendo do meio onde vive, do seu estágio de crescimento, da alimentação, entre outros fatores. Vive até dois anos e chega a medir 15 cm. Em geral são calmos, vivendo quase sempre escondidos e não gostam de luminosidade excessiva. Assim como os demais artrópodes (animais de patas articuladas), os lagostins sofrem diversas ecdises (troca de carapaça) para crescer. A carapaça original é descartada quando a quantidade de hormônio de crescimento desses atrópodes atinge certo grau, somente depois do descarte é que a nova carapaça cresce. Durante o período da troca, até que a nova carapaça fique rígida, a lagosta passa uma maior quantidade de tempo escondida, para proteção, já que a sua proteção natural, a carapaça ainda não está totalmente formada.
Qual a descobrindo a diferença entre lagosta e lagostin? A principal está no preço: o kg da lagosta custa entre R$ 80,00 e R$ 100,00 e o do lagostin, entre R$ 8,00 e R$ 12,00. Esse crustáceo é encontrado especialmente no nordeste.

20 Comments:

At 2:43 PM, Blogger F P said...

HauhAuhAUhAUha
Estou muito lisonjeado pela homenagem...
Adorei o nome!! Gigi L'Agostinho!! AauhAHhuAAhAUh
Cara, acho que esse lagostim devia na verdade ser alguma espécie de alienígena espião. Só assim pra aparecer um bicho desses andando pela varanda!!! Você deve ter evitado uma invasão, mesmo sem saber! hahahah

 
At 3:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Po,mas esperar até vc perguntar pra São Pedro é muito tempo,heheheh
Como este bicho foi parar ai,heheh??
Incrivel,hem!
Grande abraço!

 
At 5:07 AM, Blogger Iasnara said...

Marshall, criar um lagostim?
Em casa? Em São Paulo?
Cara! Vc não existe!

Bom fds, bjos...

 
At 9:14 AM, Blogger Vi said...

Cara, você deveria ter comido o GIGI de tiragosto, pois lagostin cozido na água e sal com uma cervejinha gelada é mesmo uma delíiiiiicia...
Rsssssssss.

 
At 10:02 AM, Blogger Vendetta said...

hihihi, hahahaa!

Essa foi boa!
E lagostins são ótimos pets!

Marshall, saudade de ti!
Perdi teu link na última troca de template... amanhã vou colocar de novo, certo?

beijão!

(ontem eu bem que vim aqui, mas o blogger estava de mal comigo)

 
At 1:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Gosto de lagostin por conta do preço, principalmente.
Liliane de Paula

 
At 11:43 AM, Blogger Marshall said...

Felipe,
Será mesmo que era um ET? Meu, sempre quis brincar de MIB! haha

Do,
Me faço essa pergunta sempre que lembro dessa história:não faço a mínima idéia de como esse bicho parou lá.

Morcinha e Liliane,
Depois que olhei bem pro Gigi e me apeguei a ele não teria coragem de joga-lo numa panela! hehehe. quando ele morreu teve um enterro digno hehe.

bjs

 
At 6:54 AM, Blogger Carlos Leite said...

Se ele aparecesse aqui em casa não duraria nem dois minutos, quanto mais duas semanas. Do jeito que o povo aqui é doido por crustáceos...

 
At 6:55 AM, Blogger Carlos Leite said...

Se ele aparecesse aqui em casa não duraria nem dois minutos, quanto mais duas semanas. Do jeito que o povo aqui é doido por crustáceos...

 
At 6:58 AM, Blogger Carlos Leite said...

Se ele aparecesse aqui em casa não duraria nem dois minutos, quanto mais duas semanas. Do jeito que o povo aqui é doido por crustáceos...

 
At 1:34 PM, Blogger Know How said...

hahahaha...boa essa!

No meu quintal, certa vez, apareceu um lagarto, daqueles verdes de interior. Ele era pequeno e deve ter vindo no meio das coisas que trazíamos do inteiror (frutas e verduras). Bizarro!

 
At 4:23 PM, Blogger Allan said...

eu já criei um olho de bode. Fiquei o dia todo com ele na maão. Até para almoçar, levei à mesa. Mas só durou um dia. Logo começou a feder...

 
At 5:13 PM, Anonymous Anônimo said...

KKKKKKKKKKKKK Esse povo de São Paulo.... KKKKKKKKKKKKK

 
At 7:46 AM, Blogger F P said...

Trocou a foto por um desenho pra diminuir o assédio nos comentários? hahahaha

 
At 8:52 AM, Blogger Alugo apto mobiliado RJ said...

Vc falou, falou, mas não revelou o que fizeram com o lagostim...comeram?!
bjão

 
At 4:38 PM, Blogger Kafé Roceiro said...

Ri pra burro, meu irmão!

 
At 6:20 AM, Blogger Tom said...

Marshall,
Eu, definitivamente, acredito que você é de outro planeta!
Cara! Você é FANTÁSTICO!
Obrigado por seu carinho constante.
Um super abraço,
Tom

 
At 3:02 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi Marshal!
Estava procurando sobre lagostas de água doce na internet p/ descobrir algo sobre a minha!
Quando me deparei com seu blog!
Deveras interessante.
Se quiser mais sobre elas! Ou outra....
Me add
MSN: talithafdcamargo@hotmail.com

Beijos!

 
At 3:14 PM, Blogger Unknown said...

crio um lagostin a 6 meses e ela e mais estressada que eu mas nos damos bem,geralmente ela come peixes que jogo no aquario ou quando cai alguma coisa la,,,,

 
At 3:50 PM, Anonymous Anônimo said...

aeee eu tenho uma lagosta tbm.. eh femea se chama merilu ;D
AUAUHAHUAHUAHUA


ganhei de niver de 18 anos de um amigo, vai entender ;P

 

Postar um comentário

<< Home